segunda-feira, 29 de junho de 2009

COMO ANDAR DE SKATE?


Como andar de skateEm alguns momentos, andar de skate se parece muito com surfar. Os dois esportes exigem que a pessoa fique de lado. Existem três maneiras principais de andar de skate:
regular foot significa andar com o pé esquerdo na parte dianteira do skate. O pé esquerdo fica na prancha, geralmente na parte central próxima ao nose (nariz) do skate. O pé direito é utilizado para ganhar velocidade;
goofy foot é o oposto do regular foot. Isso significa que o skatista coloca o pé direito na parte dianteira do skate e empurra o seu corpo com o pé esquerdo;
mongo foot é quando um dos pés do skatista fica na parte traseira do skate enquanto o que está na parte dianteira empurra. Esta forma é considerada inferior por muitos skatistas, já que pode reduzir a velocidade e o controle.
Imagem cedida por Mary Vogt/MorgueFileA maioria das pessoas anda de skate na posição "regular foot" com o pé esquerdo na parte dianteira da prancha
Se ainda não sabe qual posição prefere aprender ao andar de skate, procure a mais confortável. Se ainda está em dúvida, preste atenção qual pé você usa para começar a andar. Outro teste é fazer com que uma pessoa o empurre, como se quisesse derrubá-lo. O pé que você coloca para trás para recuperar o seu equilíbrio deve ser o mesmo que você coloca na parte traseira do skate.
Depois de quase cinco décadas de skateboarding, alguns estilos principais evoluíram. Vamos aproveitar para conhecer um pouco sobre cada um deles.
Downhill é o estilo mais veloz. Não existem muitas manobras neste estilo. Da mesma forma que o esqui downhill (descida livre), o objetivo é terminar o percurso no menor tempo e maior velocidade possíveis. Em contraste, long boarding é comumente associado ao surfe. Devido à semelhança com o surfe, os long boards são feitos para andar em ondas de concreto. É a modalidade favorita dos surfistas e é bastante popular nas universidades.O freestyle se parece mais com uma dança. Ele consiste na manipulação do skate em uma superfície plana. Os truques são muito técnicos e dependem da capacidade do skatista de girar o skate das formas mais criativas possíveis. No passado, as competições freestyle usavam até música e coreografias.
Imagem cedida por Kenn Keiser/MorgueFileA modalidade vertical em uma pista de skate
A modalidade vertical, também conhecida como ramp skating, ganhou popularidade nos anos 80 e continua popular até hoje. Ela é a primeira imagem que as pessoas têm quando pensam em skate. Nesta modalidade, a coisa mais importante é saltar bem alto e fazer o máximo de truques possíveis antes de chegar ao solo. O nome é inspirado nas estruturas e superfícies verticais que os skatistas utilizam, como os half-pipes (grande rampas com inclinações nos dois lados e uma parte plana no meio), os quarter-pipes e os bowls (um tipo de piscina de madeira construída especialmente para skatistas). Os skatistas desta modalidade também são conhecidos por invadir jardins, esvaziar piscinas e pular cercas para andarem de skate. Eles gostam de andar em canais de concreto e trincheiras de drenagem.
O street skating, assim como o parkour, usa o cenário urbano de maneira bastante criativa. Os truques são realizados nos bancos, corrimões, paredes, mesas, escadas, carrinhos de supermercado e carros. E isso é só o começo. Para o skatista da modalidade street, é possível andar em quase qualquer coisa...

skate é um dos esportes mais simples e ao mesmo um dos mais divertidos já inventados. O skate foi inventado na Califórnia e tem como objetivo andar e pular obstáculos em cima do skate.
No Brasil existem em vários lugares pistas para se andar de skate e também é interessante pra aprender com outras pessoas que também andam.
Este vídeo faz parte da sessão da Qix que ensina as pessoas a andarem de skate desde as primeiras aulas até as mais avançadas com grandes nomes do esporte do Brasil. Mais vídeos no canal da Qix no YouTube...

Andar de skate virou algo comum entre os adolescentes de todo o mundo, o esporte proporciona a quem o pratica muita adrenalina, muita emoção, vale muito a pena ser um skatista.
Para andar de skate primeiramente você deve ter o equipamento apropriado, joelheira, capacete e também roupas, o melhor é andar de calças pois evitar ralados nas quedas.
O tênis é muito importante ele vai facilitar na hora de fazer manobras, para voce ter mais velocidade ao andar você deve procurar por rolamentos, um ótimo é o abec 11, ou NMB e as rodas, mosca é a melhor nacional, confira você vai gostar do resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário