segunda-feira, 29 de junho de 2009

UM PEDAÇINHO DA VIDA DE SNOOP DOG


Nascido em Long Beach, na Califórnia, Snoop Dogg entrou no mundo do rap como um orgulhoso representante da costa oeste dos Estados Unidos. Em 1992, quando ele surgiu, a costa oeste era conhecida por rappers como Tupac, Eazy-E, Dr. Dre, Ice Cube e Ice T, artistas inteligentes e da linha gangsta rap, que pintavam um retrato realista e perturbador da vida.
Snoop Dogg começou a carreira como membro do grupo 213, que também incluía Warren G e Nate Dogg, conhecidos mais pelas suas carreiras solo do que pelo grupo. Os fãs de hip-hop ouviram o estilo malandro de Snoop Dogg pela primeira vez com o filme de Dr. Dre, Deep Cover. Depois, ele apareceu no disco clássico de Dre, The Chronic, em que interpreta o sucesso "Nuthin' But a G Thang", uma das muitas colaborações que reuniu os dois rappers ao longo dos anos.
Seu primeiro lançamento, foi o álbum Doggystyle, lançado pelo célebre selo do hip-hop, Death Row, do magnata Suge Knight. Lançado em 1993, tornou-se o primeiro disco de estréia de um artista a chegar ao número um da parada geral da Billboard e recebeu encomendas antecipadas de 1,5 milhão de unidades. Doggystyle já vendeu mais de sete milhões de unidades em todo o mundo e é considerado como um dos maiores álbuns de hip-hop da historia. O segundo álbum, e que já não contou com Dr. Dre na produção, saiu em 1996, e intitulava-se Tha Doggfather, que também estreiou em número um da Billboard.
Logo depois fechou contrato com a No Limit Records, de Master P, onde gravou The Game Is to Be Sold, Not to Be Told (1998), No Limit Top Dogg (1999) e Tha Last Meal (2000). Em 2002 o rapper passou para a Priority/Capitol e lançou Paid Tha Cost to Be Da Bo$$, que teve como maior êxito o tema "Beautiful", cujo videoclipe foi filmado em locações no Brasil (no Rio de Janeiro), e que contou com a participação de Pharrell Williams, dos The Neptunes. Fundou seu próprio selo, Doggystyle Records, distribuído pela MCA, e uma grife de roupas, a Snoop Dogg Clothing.
Em 2004 lançou o seu trabalho R&G (Rhythm & Gangsta): The Masterpiece, do qual já se extraíram os singles "Drop It Like It's Hot", "Let's Get Blown", ambos com a participação de Pharrell Williams, e ainda mais "Signs" que conta com a colaboração de Justin Timberlake e Charlie Wilson.
No ano de 2006 lançou novo álbum, Tha Blue Carpet Treatment, onde contou com participações de R. Kelly, B-Real, E-40, The Game, Akon, entre outros. Tha Blue Carpet Treatment teve singles como "That's That's" (com R. Kelly), "Vato" (com B-Real), "Drippin' Like Water" (com E-40, Daz, Mc Eith, Goldie Loc e Kurupt, e o mais recente "Boss Life" com Akon na versão do disco e na versão do videoclipe Nate Dogg.
Em 2008 lançou o álbum Ego Trippin'.
Dogg era muito amigo de Tupac Shakur, e chegou a compor músicas com ele quando ainda gravava pela Death Row Records. É notória também a sua amizade com o grande rapper-produtor Dr. Dre, que o lançou no mainstream do rap em sua primeira aparição no videoclipes de "Nuthin' But A G Thang", do álbum The Chronic, de Dre, em 1992.
Seu lado cômico lhe proporcionou uma série de papéis em filmes como Baby Boy, de John Singleton, Dia de Treinamento, com Denzel Washington, Confusões no Lava Jato (que também conta com participação de Dr. Dre), e o filme de terror Bones, entre outros

O rapper norte-americano Snoop Dogg estreou esta semana, no canal E!, o seu próprio reality show,«Snoop Dog's Father Hood», onde mostra como é a sua vida familiar, noticia a imprensa estrangeira.
Segundo o canal E!, no programa o rapper tenta conservar a sua autoridade em casa. Snoop é casado com Shanté, «Lady Boss» na intimidade, com quem tem três filhos.
No programa aparece também Anthony, filho do cabeleireiro do cantor que foi adoptado por Snoop e a mulher, há algum tempo.

“Tha Doggfather” é o segundo trabalho e a consagração de um dos mais importantes rappers norte-americanos, Snoop Doggy Dogg. Lançado originalmente no final de 1996 (3 anos depois do ‘debut’ “Doggystyle”), o álbum causou grande impacto na época mesmo sem ter, desta vez, a mão do guru Dr. Dre.O disco chega agora remasterizado digitalmente e em versão nacional. Ao lado de Doggy Dogg está o DJ Pooh, além de alguns dos mais renomados produtores da Death Row Records. O chamado Gangsta Rap continua aqui a todo vapor, puxado ainda por versões atualizadas de “Oops Upside Your Head”, da Gap Band, que virou “Noop’s Upside Ya Head” e “Vapors”, clássico do veterano Biz Markie.Estreando na primeira posição das paradas da Billboard, “Tha Doggafather” traz 21 faixas (sendo que 4 delas são apenas vinhetas que não chegam a 1 minuto) recheadas de batidas funkeadas, efeitos que se repetem, rimas rápidas e muitas melodias.As letras continuam contando como é a vida nas ruas e a violência que os músicos de Rap vivem diariamente. Snoop havia acabado de ser inocentado de uma acusação de homicídio. É a vida imitando a arte e a arte imitando a vida. No mundo do Gangsta Rap não parece haver distinção entre as duas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário