domingo, 28 de junho de 2009

Michael Jackson morre aos 50 anos após parada cardíaca


Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958Los Angeles, 25 de Junho de 2009) foi um cantor, compositor, ator, dançarino, publicitário, escritor, produtor, diretor, poeta, instrumentista, estilista, ilusionista e empresário estadunidense.
Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Apelidado nos anos seguintes de "King of Pop" ("Rei da música Popular"), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido da história, Thriller.
No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música rock[1] e música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do vídeo musical em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White" e "Scream" mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot e o Moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance e R&B.
Jackson doou milhões de dólares durante toda sua carreira à causas beneficentes através da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao Vitiligo e geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. O cantor teve experiências com crises de saúde desde o início dos anos 90 e sofreu também comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.
Um dos poucos artistas a entrarem duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem uma série de recordes certificados pelo Guinness World Records - um deles para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - dezenove Grammys em carreira solo e seis Grammys com The Jacksons e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente,[2] sendo que alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão.[3] Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de sucesso como rock superstar fez dele parte da história da música rock e cultura popular por mais de quatro décadas.[4] Nos últimos anos, foi citado como a segunda personalidade mais conhecida mundialmente.
Rei do Pop foi levado às pressas para hospital em Los Angeles, após sofrer colapso em sua casa
Michael Jackson, 50, morreu na tarde desta quinta-feira (25), em Los Angeles, após sofrer uma parada cardíaca. O cantor teve um colapso em sua casa e foi levado às pressas para o UCLA Medical Center.
Por volta das 12h20 (16h20 no horário de Brasília), o serviço de resgate de Los Angeles recebeu uma chamada para atender um caso de parada cardiorrespiratória na casa de Michael Jackson. Ao chegarem no local, os paramédicos tiveram que realizar massagem cardíaca no cantor. Em entrevista à “CNN”, o capitão do departamento de bombeiros de Los Angeles, Steve Ruda, informou que os paramédicos levaram 10 minutos para levá-lo de sua casa para o UCLA Medical Center. Michael Jackson deixa três filhos, Michael Joseph Jackson Jr, Paris Michael Katherine Jackson e Prince “Blanket” Michael Jackson II. O cantor morreu menos de um mês de sua turnê de retorno aos palcos na Inglaterra, “Is This It”, onde faria 50 shows na O2 Arena, em Londres, a partir do dia 13 de julho.Carreira Michael Jackson iniciou sua carreira em 1962 ao lado de seus quatro irmãos (Jackie, Jermaine, Tito e Marlon), com quem formou o grupo Jackson Five. Aos cinco anos de idade, Michael era o líder da banda. O sucesso dos Jackson Five veio após o contrato com a gravadora Motown Records, por onde lançaram os hits “I Want You Back”, “ABC”, “The Love You Save” e “I'll Be There”, todos alcançando os primeiros lugares nas paradas de sucesso. Em 1977, Michael Jackson estrelou o musical “The Wiz”, com Diana Ross onde conheceu o premiado produtor Quincy Jones, iniciando uma parceria de sucesso. Seu primeiro solo, “Off the Wall”, conseguiu quatro músicas no topo das paradas nos EUA e vendeu cerca de 11 milhões de cópias. Em 1982 Michael alcançaria o topo do mundo com o lançamento de “Thriller”, álbum mais vendido do mundo em todos os tempos, com mais de 50 milhões de cópias comercializadas. Os último trabalhos de Michael Jackson foram os álbuns “Invencible” (2001) e a coletânea “The Essential Michael Jackson”.
A polícia apreendeu o carro de um médico na casa de Michael Jackson em Holmby Hills, em Los Angeles, na madrugada desta sexta (26). De acordo com autoridades locais, o veículo, uma BMW prateada, pode conter drogas ou outras evidências que ofereçam pistas sobre as causas da morte do rei do pop na quinta (25).
“O carro foi apreendido porque pode conter medicamentos ou outras evidências que podem auxiliar os investigadores do caso a determinar a causa da morte de Michael Jackson”, disse Rayner.

O médico legista do Condado de Los Angeles Brian Elias disse na manhã desta sexta (26) que a necrópsia poderia durar horas. Ele afirmou ainda que os resultados de outros testes que seriam realizados para determinar a morte do astro podem levar semanas para ficarem prontos.

Brian Oxman, ex-advogado e amigo da família de Michael Jackson, disse nesta sexta (26) que estava preocupado com o uso de medicamentos pelo cantor. Ele afirmou ainda ter alertado a família do músico quanto a um possível abuso dessas substâncias. “Quando Anna Nicole Smith morreu, eu disse que nós não poderíamos deixar aquilo acontecer com Michael Jackson”, disse Oxman à NBC. “Não sei o que pode ter causado sua morte, mas temi esse dia e agora aqui estamos nós.”

Segundo Oxman, Michael Jackson tinha muitos medicamentos prescritos à sua disposição para ajudar a aplacar a dor decorrente de uma queda do palco. Na ocasião, o astro teria quebrado a perna e ferido uma vértebra.
O site TMZ, que foi o primeiro a divulgar nota sobre a a morte de Michael Jackson divulgou a ligação feita da casa de Michael para pedir socorro.
Michael Jackson estava sem respirar, e pessoas pediam uma ambulância com urgência no local, ao fundo é possível escutar a voz do médico da família que estava presente na hora.
Michael Jackson passou a sua última noite em cima de um palco a ensaiar. Teve a seu lado, no Staples Center, em Los Angeles, os membros da sua companhia - dançarinos, músicos, cantores, coreógrafos e costureiros que finalizavam os fatos que iria usar nos concertos da O2 Arena, em Londres. Segundo refere o «LA Times», o cantor planeava viajar para a capital londrina no início da próxima semana, onde teria uma última prova de guarda-roupa e ensaios no recinto dos espectáculos.
Michael Jackson, que ficou conhecido por usar uma luva numa mão durante os seus concertos, dava grande importância à forma de se vestir em palco, possuindo um extravagante guarda-roupa de inspiração militar. Desde 2001 que não actuava ao vivo e este tinha de ser um regresso em grande. Há cerca de uma semana, os jornais davam conta que um dos fatos da sua actuação londrina estava coberto por 300.000 cristais Swarovski bordados.
No última dia da sua vida, ele estava optimista, enérgico e concentrado no concerto que preparava. O director do espectáculo, Kenny Ortega (que tem no seu currículo a coreografia de filmes como «High School Musical», «Hannah Montana» ou o clássico «Dirty Dancing») começou a trabalhar com Michael há quatro meses. O coreógrafo recorda ao «LA Times» que Michael estava muito entusiasmado com o resultado do seu investimento pessoal na produção do espectáculo, dedicando-se a pequenos pormenores da actuação. «Houve um par de vezes que ficamos lado a lado a olhar para o palco e estávamos verdadeiramente esfusiantes pelo facto de termos conseguido chegar até aqui», disse Ortega. «E ele estava feliz. Todos sentíamos isso e partilhávamos. Estávamos a quatro ou cinco dias de terminar os ensaios aqui em Los Angeles e rumar a Londres e estávamos em muito boa condição física».
Ortega confessou à publicação que desconhecia se Michael tomava Demerol ou outras drogas analgésicas. O coreógrafo negou ainda que o cantor pudesse estar extenuado e tivesse ultrapassado os seus limites físicos por exercitar-se quatro a cinco horas por dia durante seis dias por semana.
«Ele estava a dançar, exercitar, treinar, a trabalhar todos os dias com o nosso coreógrafo Travis [Payne]», disse Ortega, acrescentado que «tinha tempo para descansar ».
Na quarta-feira, Michael Jackson também recebeu no Staples Center o director-geral da promotora dos seus 50 concertos, Randy Phillips, da AEG Live. «Foi fantastico vê-lo, ele era tão bom», disse Phillips. « Estava muito confiante durante os ensaios na noite de quarta-feira. Será essa a memória que vou guardar dele para o resto da minha vida».
Ken Ehrlich, produtor dos Grammy Awards com quem Michael já tinha trabalhado meia dúzia de vezes também se deslocou ao local dos ensaios na quarta-feira. Ia discutir com o cantor um projecto televisivo. «Ele foi muito simpático e engraçado. Estava a divertir-se», disse Ehrlich ao jornal. Depois do encontro, o músico convidou-o a assistir ao ensaio. Ehrlich descreve o que viu: «Parecia magia».
E era magia também. Michael Jackson tinha contratado o mágico Ed Alonzo - que também trabalhou com Britney Spears na actual digressão da cantora - para criar dois momentos de ilusionismo para os seus concertos de Londres. No primeiro número uma esfera iria flutuar à volta do cantor, deslocar-se até ao público e pousar na mão do cantor antes de imolar-se num raio de luz. Seria assim o arranque do concerto.
Alonzo recorda-se que o cantor chegou ao local dos ensaios por volta das 18h30, mas apenas começou a ensaiar mais de duas horas depois, queixando-se de laringite. De acordo com o mágico, o ensaio durou até cerca da meia-noite e Michael «estava melhor que nunca». «Se tivesse adivinhado que aquele seria o seu último ensaio teria ficado mais tempo», disse Alonzo.
Jackson passou mal em sua mansão de Bel Air, em Los Angeles, e foi imediatamente levado para o hospital pelos paramédicos antes de ter, logo em seguida, sua morte anunciada ao mundo.A necropsia será realizada nesta sexta-feira pelas autoridades forenses do condado, mas, em meio aos tributos prestados ao artista, o mundo especula qual teria sido a causa de sua morte.O advogado e porta-voz da família Jackson, Brian Oxman, falou à CNN sobre as preocupações sobre o uso excessivo de remédios do artista."Eu não sei a extensão das medicações que ele estava tomando, mas os relatórios que a família recebia indicavam que era uma ampla gama", contou Oxman.Segundo ainda Oxman, Michael Jackson tomava vários medicamentos para entrar em forma visando os concertos no próximo mês. Oxman destacou que o uso destes medicamentos preocupava a família, já que vários membros do staff de Jackson tinham autorização para obter à vontade estas drogas.Takek Ben Amar, amigo e ex-agente de Michael Jackson, chegou a chamar os médicos que travavam do artista de criminosos e charlatães, pois, segundo ele, esses médicos se aproveitaram de uma pessoa hipocondríaca que tinha necessidade de tomar muito medicamentos."Está claro que os criminosos neste caso são os médicos que o atenderam ao longo de sua carreira, que destruíram seu rosto, que deram remédios para acalmar as dores", denunciou Tarek Ben Amar à rádio francesa Europe 1."Ele não conseguia dormir, por isso tomava soníferos. Era hipocondríaco e nunca soube de verdade se estava doente porque vivia rodeado de médicos charlatães que viviam dessa doença, que cobravam milhares e milhares de dólares em remédios, em vitaminas", acrescentou o produtor.De acordo com Ben Amar, Michael morreu por causa de uma crise cardíaca porque tomava remédios demais, embora nunca o tenha visto usando drogas."Ele se alimentava mal, não tinha uma vida saudável, não podia fazer esportes. Tudo isso em qualquer outro ser humano teria tido as mesmas consequências".Além disso, com Jackson preparando sua volta aos palcos no próximo mês, em Londres, muitos aventam que a tensão desse momento pode ter contribuído para a parada cardíaca do artista.A cantora canadense Celine Dion é uma das pessoas que declarou que o estresse pode ter sido a causa de sua morte. "Quando nós o vimos, sentimos sua fragilidade. Isso é ruim, porque ele era maior que a vida. Mas não era possível ser um ser humano e viver daquele jeito todos os dias. O que nós vimos, acho, foi, infelizmente, o resultado do estresse", afirmou também à Europe 1.O guru e paranormal Uri Geller, amigo íntimo de Jackson, também insistiu na tese do estresse como a principal causa da morte de Jackson.Na noite de quinta, o irmão de Michael, Jermaine, revelou que os médicos da emergência tentaram durante mais de uma hora reanimar o artista, que teria sofrido, segundo as primeiras versões, uma parada cardíaca."Seu médico pessoal, que estava com ele no momento, tentou reanimá-lo. Fizeram o mesmo os socorristas que o levaram para o hospital Ronald Reagan da UCLA (Universidade da Califórnia, em Los Angeles)", destacou Jermaine entre lágrimas."Após chegar ao hospital, às 13H14 local (17H14 Brasília), uma equipe de médicos, que incluía cardiologistas, também tentou reanimá-lo. Por mais de uma hora tentaram, mas não conseguiram". "Nossa família pede à imprensa que respeite nossa vida privada durante este difícil momento", disse Jermaine Jackson. "Que Alá esteja contigo, Michael, sempre", concluiu.
Os ingressos para esta que seria sua última passagem pelos palcos foram esgotados em cerca de quatro horas e rapidamente chegaram ao mercado paralelo, onde eram vendidos por mais de 1.000 libras (cerca de US$ 1.400).
"Eu comprei quatro ingressos. Um para mim, um para minha namorada e outros dois para vender", disse Tom Willford. "Este tipo de evento vale ouro quando a gente consegue comprar entradas".
No entanto, as especulações a respeito do cantor estar em condições de realizar tantos shows começaram assim que o evento foi anunciado. Segundo o jornal "The Times", Michael cedeu à pressão de pessoas as quais devia dinheiro.
"Não sei como vou fazer 50 apresentações. Estou muito nervoso", o cantor chegou a dizer.
Em meio ao ceticismo sobre a possibilidade de que Michael estivesse em condições de cumprir essa maratona de shows, a AEG Live, organizadora do evento, disse estar disposta a "garantir" ela mesma os espetáculos. A empresa pode sofrer perdas de até 300 milhões de libras (cerca de US$ 495 milhões) com a morte do cantor.
"Eu sabia que a compra era um negócio arriscado porque ninguém tinha como garantir que ele realmente faria os shows", disse Edwina. "Mas eu nunca o vi ao vivo e este seria o espetáculo da minha vida caso acontecesse. Eu tinha que arriscar".
Nesta semana, a AEG Live anunciou que colocaria à venda mais entradas para os shows, que estavam previstos para começar no dia 13 de julho.
Ressarcimento
A morte de Michael Jackson implica na devolução do valor total dos ingressos e da taxa de serviço por parte da Ticketmaster, responsável por sua venda e distribuição. A companhia avisa que informações sobre a devolução do valor dos ingressos serão divulgadas em breve.
No site do auditório O2 Arena, onde Michael Jackson se apresentaria, se lê o aviso: "Neste momento nossos pensamentos estão com os filhos, familiares e amigos de Michael Jackson. Anunciaremos informações sobre os ingressos quando possível".
O site de venda paralela Seatwave, que negociou cerca de 10.000 ingressos por valores muito acima daqueles impressos nos ingressos, também pode ter que ressarcir os compradores. No entanto, nenhuma informação foi divulgada até o momento.
"Eu acho que o processo dever ser razoavelmente fácil", disse Edwina. Tom Willforf concorda e diz que pretende guardar um dos ingressos de recordação. "Eu tenho quatro, então vou ficar com um como lembrança do show que nunca aconteceu".
Além dos ingressos, a AEG Live, companhia do Anschutz Entertainment Group, terá que se responsabilizar por um auditório vazio durante quase nove meses.
Em geral, as pessoas que compraram ingressos para os shows pelas vias oficiais podem esperar um reembolso. No entanto, os que compraram por terceiros, na revenda ou através do site eBay, podem ter tarefa mais complicada.
Nesse último caso, ainda existe a possibilidade de recuperar o investimento se o pagamento foi feito com cartão de crédito ou através do chamado PayPal. O eBay recomendou hoje que os compradores liguem para os vendedores para negociar um reembolso.
Na ocasião do aniversário de 50 anos de Jackson, em agosto do ano passado, o iG preparou um especial com biografia, fotos, músicas e curiosidades sobre o cantor. Clique na imagem abaixo para acessar:
Em agosto de 1993, o primeiro escândalo sexual envolvendo o nome do cantor se torna público. Um pai acusa Michael Jackson de abusar sexualmente do filho de 13 anos. Depois de um acordo amigável, a família silenciou sobre o caso e as investigações policiais foram arquivadas.

- Em novembro de 2002, após o nascimento do seu terceiro filho, Michael Jackson aparece segurando o recém-nascido, com o rosto coberto, para fora de uma janela em um hotel em Berlim.

- Em fevereiro de 2003, no documentário "Living with Michael Jackson", produzido por um jornalista britânico que passou meses com o cantor, Michael Jackson diz que nunca abusou de crianças, mas conta já ter dividido sua cama com elas.

- Em 2003, depois da exibição do documentário, denúncias de pedofilia levaram Michael Jackson a ser preso e liberado após pagar fiança. O cantor foi indiciado.

- Em 2005, Michael Jackson é julgado e absolvido de todas as acusações. Depois do julgamento o cantor deixou de morar no rancho "Neverland".

- Em abril de 2009, objetos de Michael Jackson seriam leiloados para ajudar o cantor a pagar dívidas que passavam de US$ 24 milhões. Mas o leilão foi cancelado.
Michael Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, o sétimo de nove irmãos. Cinco dos irmãos Jackson - Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael - apresentaram-se juntos pela primeira vez em um programa de calouros quando Michael tinha 6 anos. Eles levaram o primeiro prêmio. Veja fotos da carreira

O grupo mais tarde se tornou The Jackson Five, e, quando assinou contrato com a gravadora Motown Records, no final dos anos 1960, passou por uma metamorfose final, tornando-se The Jackson 5. Pelo mesmo selo, Michael lançou seu primeiro álbum solo em 1972, "Got to be there".

De lá até a 2001, o cantor gravou outros oito álbuns solo, incluindo "Off the wall" (1979), produzido pelo lendário Quincy Jones, e "Thriller" (1982), que ficou 37 semanas consecutivas em primeiro lugar das paradas, com cerca de 60 milhões de cópias vendidas no mundo.

"Thriller" - que ganhou uma reedição comemorativa em 2008 - é uma das principais responsáveis por imortalizar pérolas pop como “Billy Jean” e “Beat it”. Ao todo, sete canções chegaram ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos. O álbum deu origem ainda a um dos clipes mais cultuados desta era. Dirigido por John Landis, o vídeo da faixa-título mostra o astro pop se transformando em zumbi e traz a risada sinistra de Vincent Price, que assombrou muitos adolescentes no início dos anos 80.
Outros álbuns incluem "Bad" (1987), "Dangerous (1991) e "Invincible" (2001). No total, segundo cifras divulgadas nos Estados Unidos, Michael Jackson vendeu 750 milhões de discos.

Em 1994 Jackson se casou com a filha única de Elvis Presley, Lisa Marie, mas o casamento terminou em divórcio em 1996. No mesmo ano Jackson se casou com Debbie Marie Rowe e eles tiveram dois filhos antes de se separarem em 1999. Eles nunca viveram juntos.

Jackson teve três filhos: Prince Michael I, Paris Michael e Prince Michael II, este último conhecido por um momento público breve em que seu pai o segurou para fora da sacada de um hotel.

Entre as muitas polêmicas e escândalos protagonizadas por Michael Jackson, a mais significativa aconteceu em 2005, quando o cantor foi a julgamento após ser acusado de pedofilia e absolvido.

Sobre sua fisionomia, que mudou significativamente desde que ficou mundialmente conhecido, Michael admitiu ter feito duas cirurgias no nariz e uma para ficar com uma covinha no queixo, segundo a autobiografia "Moonwalk" (1988).

Já sobre a mudança na cor da pele, o cantor atribuiu-a à doença conhecida como vitiligo, que causa despigmentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário